domingo, 10 de janeiro de 2010

Amigo Fiel

Ao assistirmos filmes como Sempre ao seu lado e Marley e eu, nos emocionamos, com a linda história desses cãezinhos e principalmente com a relação estabelecida entre eles e seus donos, e acabamos levantando alguns questionamentos e fazendo reflexões a respeito das nossas relações.
Ao longo de nossas vidas cultivamos muitas amizades, mas com o tempo poucas delas permanecem. Muitos se distanciam, outros apenas se vão. Nem sempre por desavenças, às vezes simplesmente porque a vida de cada um toma um rumo diferente, não sendo possível conciliar tudo, e perpetua a amizade.
Mas quando pensamos em uma amizade incondicional, fiel, confiável é inevitável não pensar em um animal de estimação, e neste caso mais especificamente um cãozinho.
Quem tem ou já teve um, sabe bem do que eu estou falando. Eles costumam nos dá muita alegria, muito amor e carinho sem cobrar nada em troca, apenas que os tratemos como merecem.
Se você não tem, mas pensa em ter algum animal de estimação, pense e pesquise bastante antes, pois a decisão de adquirir um animal de estimação é uma das mais importantes que alguém pode tomar. Por isso, ao pensar em trazer um cãozinho para sua casa, ou apartamento é preciso considerar diversos fatores. Pense se você realmente quer ter um animal de estimação, se tem tempo e disponibilidade para cuidar dele, se tem condições financeiras para arcar com suas despesas, se seu estilo de vida lhe permite ter um, e se tem espaço para ele. E não deixe de pesquisar sobre as características da raça que deseja ter, para saber se ela se adéqua ao seu lar e tipo de vida
Resolvemos mostrar para vocês alguns dos cãezinhos que temos ou tivemos (no caso da poodle) contato, e falar um pouco sobre essas raças.

Labrador

Acredita-se que a raça conhecida hoje como Labrador Retriever veio da Newfoundland, não do Labrador, como o nome sugere.
Os Labradores são cães inteligentes, obedientes, com forte desejo de servir. De natureza gentil, sem indício de agressividade. Um bom Labrador está sempre querendo agradar seu dono, tornando fácil o treinamento para obediência, possui um ótimo faro e um corpo atlético. É um cachorro bem humorado, amável, leal e totalmente confiável com crianças, este cão torna-se menos confiável ao tomar atitudes de defesa apenas.
Pode parecer adaptável a qualquer estilo de vida, mas não é apropriado para uma vida urbana sedentária, pois precisa de muito exercício, como correr e nadar. Outra observação é uma raça que necessita muita atenção de seus donos, caso contrário pode se tornar um "destruidor" de objetos, principalmente sapatos, meias e pés de móveis.

Poodle

O Poodle é considerado uma das raças mais inteligentes, obedientes, dóceis e versáteis. É considerado o mais popular das raças.
O nome deriva da palavra alemã "pudel", que significa "chapinhar na água". No passado, esse animal serviu como excelente cão de busca. Os poodles, em geral, são excelentes companhias para as crianças. Topam qualquer brincadeira sempre com muito entusiasmo.



Rottweiler

O Rottweiler é uma das mais antigas criações conhecidas pelo homem. Ela pode ser traçada nos idos do século I quando eles acompanhavam as legiões romanas através dos Alpes, guardando prisioneiros de guerra e pastoreando o gado. Mais tarde, Rottweilers serviram como condutores e cão carroceiro.
Ele recebeu esse nome por causa da antiga cidade de Rottweil: Rottweil Metzgerhund (cão de açougueiro de Rottweil). Os açougueiros criaram esta raça de cães com a única finalidade de trabalho. Assim no decorrer do tempo, desenvolveu-se um excepcional cão de guarda e pastoreio e que também foi utilizado como cão de tração. Têm características dominantes de força, inteligência, bravura e devoção ao dever.


Fila Brasileiro

A origem da raça do Fila Brasileiro é desconhecida, somente pode-se supor que descende do cruzamento de cães trazidos ao Brasil pelos conquistadores portugueses e espanhóis (O Bloodhound, o mastiff, o buldog inglês), cruzamento perfeitamente apto para as tarefas as quais destina-se este animal. No fila encontramos as características daquelas três raças, não só por seu aspecto exterior, mas também por suas faculdades psíquicas.
O olhar melancólico lembra, sem dúvida, o bloohound, do qual herdou também o olfato finíssimo. Quando se observa a sua estrutura volumosa, pensa-se no mastiff, que impõe respeito somente com a presença, qualidade a qual soma-se uma coragem quase brutal e uma natural vigilância. Já o buldog transmitiu-lhe o antigo temperamento impetuoso e implacável.
Estes cães se sentem melhor na vida rural, onde podem exercer livremente o seu vigor físico, onde a sua robustez não sofre limitações. Dotado de aspecto que infunde temor, sempre disposto a agredir, o fila, contudo, tem caráter dócil e devotado ao dono. Guardião incomparável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário