segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O que que a Bahia tem?

Wagner Moura


Nascido em Salvador, em 27 de junho de 1976 é ator e jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia. Apesar de ter nascido em Salvador foi criado em Rodelas, pequena cidade de três ruas que não existem mais devido a uma inundação pela barragem de Itaparica. É casado com a jornalista e fotógrafa Sandra Delgado, e têm um filho.

Iniciou teatro no Colégio Mendel, no Grupo Pasmem. Na Casa Via Magia passaria a estabelecer maior relação com a carreira que não tinha pretensão de seguir na época, tomando gosto pelo jornalismo, tendo se formado na profissão.
Investiu na carreira de ator quando seguiu com a peça A Máquina para o Rio de Janeiro junto com seus amigos Lázaro Ramos e Vladimir Brichta.

Com a abertura do cinema brasileiro para novas caras foi possível marcar presença em vários filmes nacionais, tais como Abril Despedaçado, de Walter Salles; As Três Marias, de Aluízio Abranches; Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues; O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca; O Caminho das Nuvens, de Vicente Amorim...

Partiu para a televisão a convite de Antônio Fagundes que o chamou para a retomada do seriado Carga Pesada, no qual fez Pedrinho, o filho de Bino (Stênio Garcia). Em seguida veio o seriado Sexo Frágil. Estreou em novelas no horário das sete com A Lua me Disse. Emendou em seguida a minissérie JK, em que fazia o personagem-título quando jovem, participou também de Paraíso Tropical e com a série de polêmicas do filme Tropa de Elite, e de sua atuação tanto como o empresário Olavo Novaes como com o policial do BOPE, Capitão Nascimento, tornou-se popular nos quatro cantos do país, reconhecido imensamente por público e crítica como um dos grandes nomes da sua geração de atores.












Um comentário:

  1. Oi meninas adorei o Blog esta lindo!!!
    Eu queria falar desse gatinho que eu acho o maximo, adoro o trabalho dele e ele Também é claro! Acho legal vocês valorizarem os artistas baianos é um grande reconhecimento.
    Bjosss

    ResponderExcluir