domingo, 2 de maio de 2010

Mudando de assunto...

Oi meninas!
Vamos abrir um parêntese hoje para falarmos um pouco sobre algo que consome muitas de nós mulheres. (não estou falando das que fingem a dor, para fugir do marido, heim?! Risos)

Dores, como viver, ou melhor, como conviver com elas!!!

Quem por aí não sente uma dorzinha aqui e outra ali? Pelo menos uma vez por semana algo dói. As dores de cabeça estão entre as dores mais comuns.

Eu particularmente sou veterana em dor. Já tive muitas dores de cabeça na minha vida, desde bem pequena. Fui a vários médicos, fiz vários exames, e tudo absolutamente normal.
Até chegar a vida adulta e as dores se tornarem cada vez mais constantes. Até que alguém disse que eu poderia sofrer de enxaqueca e deveria procurar um neurologista. Assim fiz, tendo a confirmação de que as dores não teriam cura, e que eu teria que viver, lutando para minimizar essa terrível dor.
Um dia desses, tive umas das crises de enxaqueca. E ao entrar em um ônibus, conheci por acaso uma senhora que conhecia as “técnicas” da acupuntura e fez algumas delas em mim, que relaxei um pouco, e adorei.

(A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial da Saúde.
A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.
A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e
meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão), stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente), ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja, longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. ) Fonte: wikipedia.


Agora estou louca, para encontrar alguém que faça acupuntura, poderá ser está a solução das minhas dores, hehe.



ENXAQUECA:

A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de "pressão para fora", como se a cabeça fosse explodir.

Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca.

A dor de cabeça da enxaqueca pode ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualquer atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho.
A freqüência da enxaqueca varia de indivíduo para indivíduo, podendo ocorrer uma vez por mês, a cada 15 dias, ou mais constantes de 2, 4 vezes por semana, e até todos os dias!
A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça.
Causas: Ela tem origem genética, mas também pode ser causada por alguns hábitos, como comer chocolate e queijo amarelo, ingerir bebida alcoólica e dormir menos ou mais do que está acostumada.

Prevenção: Você deve descobrir e evitar fatores que desencadeiam a crise, prestando atenção na sua rotina quando tiver a dor.

Tratamento: Há medicações que aumentam o tempo entre uma crise e outra e também diminuem os sintomas. Procurem um neurologista.

Bom meninas e vocês sofrem tanto quanto eu de dores de cabeça?
Cuidem-se!!!
Beijos, Noelma.

4 comentários:

  1. ai menina, sofro tanto de enxaqueca! é um horror né!? e na crise feia, nenhum remédio convencional dá jeito mesmo!

    Bjos,
    Luana

    belasperolas.blogspot.com
    @belasperolas

    ResponderExcluir
  2. Oi Noelma!!!

    Que legal esse negócio da acupuntura!!! Será que funciona mesmo? Se vc fizer e der uma diminuída na dor vc conta pra gente???!

    Tô mto interessada!!!

    Eu não tenho enxaqueca (só tive enxaqueca de estresse, segundo o médico diagnosticou... hehe mas doía pra caramba e o tempo todo...), mas eu tenho uma tia, pessoa que eu gosto muito, que sofre sempre com a enxaqueca...

    Se funcionasse a acupuntura seria uma ótima!!

    bjinho
    Simone

    ResponderExcluir
  3. p.s. acho que finalmente achei alguém da minha faixa etária que também sente frequentemente dores. rs.

    ResponderExcluir
  4. ai nem me fale, também desde pequena tenho dor de cabeça e passo mal do fígado, fico vomitando e ultimamente to sentindo mil dores, ninguém merece. rs. beijossssss

    ResponderExcluir